Versões cinematograficas de Romeu e Julieta
Romeu e Julieta não é apenas uma das peças mais encenadas do mundo nos palcos mas, sem duvida nenhuma, também é a obra mais filmada de Shakespeare, e uma das mais filmadas de todos os tempos!
A peça tem sido apresentada desde a época de Shakespeare, ganhando o mundo, tendo desde os maiores astros de suas épocas, até os mais anônimos estudantes em peças de escola, dando vida ao casal de protagonistas. Mas desde que o cinema foi inventado, apaixonados pelo bardo não se cansam de tentar uma nova roupagem à uma das mais classicas historias de amor já escritas.
Ainda na época do cinema mudo, eu tenho registro de 3 produções, a primeira em 1900, a segunda em 1908 dirigida por George Meliès, e a terceira, com a primeira super vamp hollywoodiana Theda Bara, em 1916. Todas essas versões não existem mais, se perderam no tempo, e só sobraram fotos e material de divulgação delas. Mas as 3 mais famosas versões são as de 1936, dirigida por George Cukor, com Norma Shaerer e Leslie Howard; a versão de 1968 de Franco Zeffirelli, com Olivia Russey e Leonard Whiting; e a versão de 1996 de Baz Lurhmann, com Leonardo DiCaprio e Claire Danes.
Acima, à esquerda, Theda Bara e Harry Hilliard na versão de 1916
Norma Shaerer e Leslie Howard em 1936
Leonardo DiCaprio e Claire Danes em 1996
Olivia Russey e Leonard Whiting em 1968
A versão de 1936
O Romeu e Julieta de 1936 consta como um dos 1000 melhores filmes já feitos da lista do New York Times. Protagonizados por Norma Shearer (a Maria Antonieta mais famosa do cinema) e Leslie Howard (o Ashley Wilkes de “...e o vento levou”), é sem duvida alguma, uma versão super bem produzida e interpretada pelos grandes astros da época, mas o curioso é saber que o casal central era velho demais pra interpretar um casal de adolescentes. Howard tinha 43 anos e Norma tinha 34!
Esse filme foi indicado à 4 oscars apesar de não ter sido muito bem aceito pela critica da época.
Alguns itens do figurino dessa versão de 36, perteceram ao acervo de Debbie Reinolds, que colecionava figurinos de grandes produções históricas do cinema hollywoodiano, e foram leiloados há pouquissimo tempo! (Ai ai ai, se eu tivesse dindin, com certeza compraria esse vestido roxo maravilhoso só pra ter no armario, rsrs)
Como eu ainda não vi essa versão, não posso falar muito, né? Mas já da pra babar um pouquinho no figurino que é lindo, como todo figurino feito pra essa peça!
Mas muita calma nessa hora, que ainda vou falar das versões de 68 e 96, e de filminhos inspirados no casal mais romântico de todos os tempos. Não perca!
;)
2 comentários:
As Pupes Fanart ficaram tão lindas!
Adorei o vestido da atriz do filme de 1895, achei a foto linda também.
E a Theda Bara, hein? Espetáculo! Pena que a versão com ela não exista mais, assim como o filme Cleópatra... eu sou mega apaixonada pelas fotos de divulgação daquele filme.
E esse vestido roxo é O vestido!
Enfim, ótimo post!
xD
Eu tb sou super apaixonada pelas fotos promocionais do Cleopatra de Theda Bara... Queria muito poder ver algum filme dela, mas nunca achei nenhum =(
Ah eu tb acho o vestido roxo, O vestido, mas não me importaria nem um pouco em ter o vestido prata da Vivien Leigh tb
Postar um comentário